Termos mais usados na Mídia

Abertura - início de um programa com indicação de patrocínio;

Adequação - identidade existente entre um veículo, uma campanha ouy uso de um produto, sob o aspecto editorial;

Anúncio - mensagem publicitária para mídias impressas; nas mídias eletrônicas o termo mais usado é comercial, e nas mídias alternativas peça publicitária;

Bonificação - inserções adicionais sem custo para o anunciante, obtidos na negociação com os veículos;

Break (intervalo) - é a janela comercial;

Budget - orçamento, verba publicitária ou de comunicação;

Calhau - anúncio ou matéria usada para preencher espaço que falhou na mídia impressa;

Chamada - comercial de rádio ou televisão "chamando" para a própria programação a ser exibida;

Checking - é o controle e fiscalização da mídia autorizada;

CM/Col (centímetro por coluna) - unidade para custo de publicidade em jornal;

Comissão de mídia - percentual de 20% concedido pelos veículos a partir da tabela de preços;

Compensação - repetição do anúncio ou comercial, que por qualquer razão não foi veiculado;

Desconto - percentual sobre o preço de tabela do veículo que faz parte da negociação de compra da mídia;

Encaixe - disponibilidade de espaço ou tempo em um veículo;

Encerramento - final de um programa com citação de patrocínio ( ou próxima atração);

Fechamento - dia e hora final para a aceitação da autorização e/ou material de publicidade para veiculação;

FEE - honorários;

Flight - períodos durante os quais a mídia alterna volumes de impactos, caracterizando fases da campanha;

Formato - dimensão da peça publicitária;

Fotolito - tipo de material que se entrega nos jornais e revistas contendo o anúncio;

Horário Nobre - horário onde ocorrem os maiores índices de audiência;

Informe Publicitário - mensagem publicitária com estilo e aparência da redação editorial do veículo;

Interpenetração - percentual de penetração na combinação de dois meios;

Merchandising (em mídia) - "in script advertising" - técnica de inserir imagens não declaradamente publicitárias, no enredo de uma novela, script de um programa, etc;

Mídia Mix - estratégia que combina dois ou mais meios de comunicação numa determinada campanha;

Otimização - sistema de processamento que permite selecionar programação em vários meios a partir de objetivos previamente definidos como: GRP, público-alvo, limite máximo e mínimo de inserções etc... visa a rentabilidade;

Patrocínio - compra exclusiva ou não de um determinado programa, seção, coluna, editorial...;

Periodicidade - regularidade com que é editada uma publicação;

Público-alvo ou Target - perfil dos consumidores a serem atingidos em uma determinada campanha;

Reaplicação - percentual sobre a verba aplicada no veículo transformado em mais espaço de mídia;

Recall - índice de lembrança de um comercial ou anúncio veiculado;

Simulação - sistema de processamento que permite avaliar a eficiência de diferentes alternativas de mídia em públicos-alvos específicos; visa definir padrões de eficiência em determinado público-alvo;

Spot - comercial de rádio;

Superposição - ou audiência duplicada, ocorre quando dois ou mais veículos atingem as mesmas pessoas;

Sustentação - estar presente na mídia com níveis de frequência mais baixos que o lançamento;

Teaser (literalmente: provocador, estimulador) - breves e rápidas mensagens, chamando a atenção para o lançamento de uma campanha;

UHF (ultra high frequency) - canais de TV de 14 a 69;

VHF (very high frequency) - canais de TV de 2 a 13;

Zapping (literalmente: ação rápida) - "zappear" é um dos fenômenos de afastamento do telespectador durante o break, através da utilização do controle remoto;

Zipado - compactado;

VT - Comercial de televisão;




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